Bolsonaro nunca mais: Mulheres convocam manifestação nacional neste sábado (4)

Mulheres de todo o Brasil que fazem parte da campanha nacional Fora Bolsonaro convocam manifestações por todo o país para este sábado (4), sob o mote “Bolsonaro nunca mais”. Inspirada na campanha #EleNão, que realizou massivos atos feministas contra Bolsonaro no período eleitoral em 2018, a mobilização atual realizou, como processo preparatório, uma plenária online […]

1 dez 2021, 16:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
Bolsonaro nunca mais: Mulheres convocam manifestação nacional neste sábado (4)

Mulheres de todo o Brasil que fazem parte da campanha nacional Fora Bolsonaro convocam manifestações por todo o país para este sábado (4), sob o mote “Bolsonaro nunca mais”.

Inspirada na campanha #EleNão, que realizou massivos atos feministas contra Bolsonaro no período eleitoral em 2018, a mobilização atual realizou, como processo preparatório, uma plenária online no dia 23 de novembro. Houve a participação de 470 pessoas de diferentes partes do país.

Na pandemia, 1 em cada 4 mulheres foi vítima de algum tipo de violência. Mais de 20 milhões de brasileiros passam mais de 24 horas sem ter o que comer. E mais da metade dos brasileiros vive algum grau de insegurança alimentar.

A situação econômica do país só deteriora, com a inflação de 2021 caminhando para terminar acima dos 10%, níveis muito altos de desemprego e informalização do trabalho, além do aumento indiscriminado dos preços. Ainda por cima, o país tem a lamentável marca de 615 mil mortes pela Covid-19.

Cidades como Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Brasília (DF) e Palmas (TO) já têm manifestações marcadas para esse sábado (4).

“O ataque que as mulheres têm sofrido no governo Bolsonaro é inegável”, diz o chamado para o ato, assinado por 29 organizações diferentes. A convocatória é assinada pela Setorial Nacional de Mulheres do PSOL, assim como também pelas mulheres do PT e do PCdoB.

Assinam também a convocatória organizações como a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento Negro Unificado (MNU), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).