“Nada mais de nós sem nós”: Mulheres do PSOL organizam seminário sobre igualdade de gênero e lançam plataforma para apoiar candidaturas de mulheres nas próximas eleições

O Seminário das Mulheres do PSOL: semear a igualdade de gênero, que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo, contou com a presença de várias mulheres de todo Brasil e marcou o pontapé inicial na construção de uma campanha feminista e de um projeto político para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo […]

26 maio 2023, 16:05 Tempo de leitura: 2 minutos, 18 segundos
“Nada mais de nós sem nós”: Mulheres do PSOL organizam seminário sobre igualdade de gênero e lançam plataforma para apoiar candidaturas de mulheres nas próximas eleições

O Seminário das Mulheres do PSOL: semear a igualdade de gênero, que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo, contou com a presença de várias mulheres de todo Brasil e marcou o pontapé inicial na construção de uma campanha feminista e de um projeto político para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo nas próximas eleições.

A cerimônia de abertura contou com saudações e falas de parlamentares, representantes de movimentos sociais e mulheres de todas as regiões do país que constroem o PSOL e a luta feminista Brasil adentro. E foi o primeiro evento a nível nacional após mais de dois anos de atividades sendo feitas de forma remota devido a pandemia, e um importante espaço de fortalecimento e troca de afetos. 

Durante as falas, destacaram-se as pautas da violência política de gênero que vem se intensificando nos últimos anos, sobretudo contra parlamentares e militantes negras e LBTs, os desafios diante do combate ao fascismo na corrida eleitoral e na posição estratégica que as mulheres ocuparão na reconstrução de um país devastado pelas políticas de Bolsonaro e seus apoiadores.

No segundo dia de Seminário, as mulheres do PSOL puderam contar com uma oficina de comunicação e redes sociais, em que as pré-candidatas tiraram dúvidas sobre o papel das novas ferramentas e como utilizá-las no período de campanha. Na oficina, as participantes  compartilharam suas experiências e trocaram figurinhas sobre boas práticas em suas redes. 

Além disso, pautas como a segurança digital e a violência política nas redes também foram abordadas. 

No segundo bloco das atividades do dia 21, uma mesa redonda foi organizada para que as participantes pudessem debater as pautas que compõem os eixos politicos da plataforma do programa feminista para as próximas eleições. São eles: justiça reprodutiva, descriminalização das pessoas que gestam e urgência da legalização do aborto, trabalho, renda e direitos, violências, mulheres camponesas e participação política.   

Além do Seminário, o evento marcou oficialmente o lançamento da plataforma política Mulheres Contra Bolsonaro, uma iniciativa criada para apoiar as candidaturas femininas do PSOL para as eleições de 2022. O espaço contará com uma série de recursos e ferramentas para auxiliar as pré-candidatas na construção e fortalecimento de suas campanhas. 

As Mulheres do PSOL deram o recado: feminismo é revolução e a política deste país não será feita sem a participação das mulheres. Que venham as eleições e a derrota de Bolsonaro!